Como passar no concurso da PM BA 2019? Dicas de como organizar os seus estudos

Como passar no concurso da PM BA 2019? Dicas de como organizar os seus estudos 1
17 minutos para ler

Ser policial militar é um sonho de milhares de pessoas, afinal o concurso da Polícia Militar é um dos mais concorridos em todos os Estados do Brasil. Geralmente, quem participa do certame concorre para as vagas de oficial e/ou soldado.

Na Bahia, a Polícia Militar está presente em 417 municípios e atua com policiamento ostensivo, seja nas ruas, atendendo ocorrências, realizando preventivas e/ou repressivas da segurança pública.  

Atualmente, são  mil vagas ofertadas para o cargo de aluno soldado. 

O que acontece se você passar no concurso?

Os aprovados no concurso PM BA 2019 Soldado serão alunos-soldados, ou seja, receberão treinamento prático e teórico para desenvolver as habilidades de soldado. Após isso, o candidato estará apto para desempenhar a função.

Depois disso, há ainda mais 2 anos de estágio probatório.

O policial soldado vai poder trabalhar em Salvador ou nas regiões de: Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras,Itaberaba, Teixeira de Freitas e Alagoinhas. 

Lembrando que o próprio candidato escolhe a região de trabalho no momento da inscrição no concurso PM BA 2019

Para você se estimular desde agora a criar sua rotina de estudos, separamos 9 dicas para você se organizar. 

Quais são os requisitos para fazer a prova de PM BA 2019 Soldado?

Antes de falar sobre as dicas de como passar no concurso da PM BA 2019, é importante checar se você atende todos os requisitos para se inscrever no certame. 

Os requisitos são: 

  • Ensino Médio ou Formação Técnica-Profissionalizante completo(a), com certificado expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC; 
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Se você for português, saiba que está amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Ter idade mínima de 18 anos e idade máxima de 30 anos; 
  • Estatura mínima de 1,60m (homem) e 1,55m (mulher);
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social, conforme Portaria nº 060 – CG/17 da Polícia Militar da Bahia;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos e/ou deveres do Serviço Militar;
  • Inexistência de antecedentes criminais   

Observação: considera-se 30 anos, o candidato que tem 30 anos 11 meses e 29 dias no ato da matrícula do Curso de Formação de Soldado. 

Agora que você já sabe os requisitos necessários para fazer a prova do concurso de PM BA 2019 Soldado, é hora de conhecer a estrutura do exame. 

Estrutura da Prova

Apesar de o concurso constar com uma fase prática, de testes físicos, só é aprovado para essa fase quem é selecionado no certame após a 1ª e 2ª etapas do certame. 

A 1ª Etapa consiste em uma prova objetiva dividida em 2 blocos: um com 50 questões de conhecimentos gerais, valor 0,8 ponto cada; e outro com 30 questões de conhecimentos específicos, de valor 2,0 ponto cada. 

A 2ª Etapa, por sua vez, é discursiva, composta por uma redação no valor de 100 pontos. 

Os candidatos que atingirem pontuação de 60 pontos nas 2 etapas, sem zerar nenhuma questão das disciplinas do certame, estão habilitados para passar para a próxima fase. 

Conheça as disciplinas cobradas

1º Bloco: Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • História do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Atualidades
  • Informática 

2º Bloco: Conhecimentos Específicos

O que saber para cada uma das disciplinas?

Língua Portuguesa

Essa matéria, geralmente, é a mais temida dos concurseiros e uma das mais pesadas também. Afinal, são muitos detalhes para decorar se você quiser ir bem na prova.

Um bom conselho é começar a estudar os assuntos mais gerais como ortografia, acentuação, pontuação, crase, emprego de pronomes, formas de tratamento e colocação. 

E depois ir para aqueles assuntos mais complexos como: flexão nominal e verbal, emprego dos tempos e modos verbais, vozes do verbo, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal. 

Também não se esqueça da interpretação de texto, ela é essencial em qualquer prova da língua portuguesa

Raciocínio Lógico-Quantitativo

Com essa disciplina, a banca tem como objetivo medir a habilidade do candidato em aplicar lógica em situações práticas, envolvendo pessoas, lugares, coisas e eventos fictícios. É importante saber fazer relações para chegar em soluções lógicas e coerentes. 

Para isso, não é preciso um conhecimento de lógica e matemática aprofundado para passar no concurso de PM BA 2019 Soldado, mas estudar o essencial para fazer essas relações. 

História do Brasil

Em História, você já deve até de se lembrar de alguns assuntos que estudou no colégio e que são de grande importância para a compreensão da estrutura política, econômica e social brasileira. 

Nesse sentido, é bom resgatar um pouco do Brasil Colonial e suas estruturas econômicas, culturais, sociais e políticas; independência e nascimento do Estado Brasileiro, política econômica do Estado Republicano, os efeitos das 2 Guerras Mundiais no país, a Revolução de 1930, o Período Vargas, os governos democráticos e militares e a Nova República.

E uma coisa não podia faltar. Como essa é uma prova para o concurso de PM BA 2019 Soldado, você não pode deixar de dar uma revisada em temas históricos que dizem respeito à Bahia, como a independência da Bahia, Conjuração Baiana, Revolta dos Malês e etc. 

Geografia do Brasil

Em Geografia estão dispostos todos os assuntos concernentes à organização político-econômica, administrativa e social do país, bem como questões ambientais, a exemplo de relevo, clima, vegetação e hidrografia. Aspectos políticos, físicos, econômicos, sociais e culturais da Bahia também são cobrados no certame. 

Atualidades

Para terminar as disciplinas do primeiro do bloco da 1ª Etapa do concurso de PM BA 2019, o candidato também deve ter conhecimento dos principais assuntos do momento nacionais e internacionais, divulgados pelos principais meios de comunicação. 

Agora que você já sabe o que cai nas disciplinas de conhecimentos gerais, confira os assuntos cobrados nas disciplinas de conhecimentos específicos.

Informática

Num mundo informatizado como o atual, pode parecer desnecessário estudar informática, afinal, em tese, todos sabem um pouco sobre o assunto, não?

É aí que você se engana. Muitos não dão muita importância para a matéria e tem bastante dificuldade na hora de fazer a prova. Saiba que ela pode fazer muita diferença no seu resultado final. Então, não deixe de estudar. 

Porém, não espere se deparar com uma prova extremamente complexa. O que o concurso de PM BA 2019 irá exigir de você são noções de informática. 

Portanto, é bom ter uma noção dos sistemas operacionais Linux e Windows, bem como softwares como Microsoft Word, PowerPoint e Excel. Importante também ter uma noção sobre os componentes físicos de uma máquina como o hardware, a placa-mãe, o barramentos, processadores e memória RAM. 

Também não se esqueça de estudar um pouco sobre sistemas html e os navegadores como Google Chrome, Firefox Mozilla e o Safari. 

Direito Constitucional

É na Constituição que estão as principais normas que regem o Direito Brasileiro. Além disso, conhecer seu conteúdo é um dever de todo o cidadão. Portanto, para a prova de PM BA 2019 Soldado é importante saber sobre os direitos e garantias fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos. 

Também entram assuntos como Nacionalidade, Direitos Políticos, Poder Constituinte, Organização político administrativa do Estado, disposições gerais da Administração Pública e sobre servidores públicos, tais como militares que atuam nos Estados, Distrito Federal e Territórios.

A prova também é constituída de assuntos que dizem respeito à Constituição da Bahia, assuntos que dizem respeito à Segurança Pública, Organização dos Poderes (Poder Legislativo, Executivo e Judiciário) e temas relativos à Justiça Militar

Direitos Humanos

Apesar da Constituição tratar de assuntos relacionados aos direitos humanos, você precisa também conhecer os seus precedentes históricos desde a Liga das Nações, Organização Internacional do Trabalho (OIT) à Declaração Universal dos Direitos Humanos/1948.

Além disso, também bom estudar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos/1969 (arts.1º ao 32), Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (arts. 1º ao 15) e Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos/1966 (arts. 1º ao 27). 

Direito Administrativo

Para o concurso da PM BA 2019 Soldado, é importante ter uma noção sobre a Administração Pública, seus conceitos e princípios, os poderes e atos da Administração e sua Organização. 

O candidato precisa estudar órgãos públicos, entidades administrativas, agentes públicos e o regime jurídico do militar estadual. Aqui, entra o Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia (Lei Estadual nº 7.990/2001). 

Direito Penal

Como esse é um concurso para formação policial, não tem como não estudar Direito Penal. Para isso, você deve ter noções sobre como funciona a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, conhecer os crimes e seus elementos. 

Conhecimento sobre contravenção, crimes em espécie (contra a vida, liberdade pessoal, patrimônio, dignidade sexual, paz pública, administração pública), imputabilidade penal e um pouco sobre a lei de tortura (Lei Federal nº 9.455/97). 

Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Em noções de igualdade racial e de gênero, além da Constituição Federal, deve-se estudar a legislação extravagante, no que diz respeito às seguintes leis:

  • Constituição do Estado da Bahia (Cap. XXIII “Do Negro”);
  • Estatuto da Igualdade Racial – Lei Federal nº 12.888/2010;
  • Tipificação dos Crimes Resultantes de Preconceito de Raça ou de Cor – Lei Federal nº 7.716/1989;
  • Convenção Internacional sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial – Decreto Federal nº 65.810/1969;
  • Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher – Decreto Federal nº 4.377/2002;
  • Lei Maria da Penha – Lei Federal nº 11.340/2006;
  • Lei de Tortura – Lei Federal nº 9.455/1997;
  • Lei de Combate ao Genocídio – Lei Federal nº 2.889/1956;
  • Lei Caó – Lei Federal nº 7.437/1985

Direito Penal Militar

Na disciplina de Direito Penal Militar, para o concurso de PM BA 2019 Soldado, é importante que você tenha noções essenciais sobre a matéria. Isso inclui temas como extinção de punibilidade, imputabilidade penal, crimes contra a segurança externa do país, crimes contra a autoridade ou disciplina militar, crimes contra o serviço militar e o dever militar, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio, crimes contra a incolumidade pública, crimes contra a administração militar. 

8 Dicas de Estudo para o Concurso da PM BA

Depois de você já compreender a estrutura da prova e ter conhecido as disciplinas cobradas pelo certame, é hora de se preparar e começar a estudar. 

Antes de começar, é importante ter em mente que a nota mínima dos aprovados do concurso de PM BA 2017 Soldado foi de 80,5 (mulheres) e 73,25 (homens). Por isso, é bom ir se preparando desde agora.

Afinal, como você já viu, não basta obter a pontuação de 60% no exame para passar, é preciso focar em acertar mais questões, o mínimo de 80%, além de um bom desempenho na redação. Assim, você estará habilitado para fazer o teste de aptidão física. 

Não se esqueça que, na pontuação final, conta os pesos de cada questão. Lembre-se que as 50 questões de Conhecimentos Gerais valem 0,8 pontos cada e as 30 questões de Conhecimentos Específicos valem 2,0 pontos cada, resultando num total de 100 pontos no total da prova. 

Além disso, é importante lembrar que você só é aprovado se não zerar nenhuma questão das provas de conhecimentos gerais e específicos. Você precisa obter de 60 pontos ou mais na pontuação geral das 2 provas para ser aprovado. 

Portanto, para você a se organizar nos estudos, juntamos 8 dicas para ajudá-lo a estudar e garantir sua aprovação no concurso de PM BA 2019 Soldado

1. Estude pelo menos 4 horas por dia

Quando você estiver organizando seus horários, busque separar 4 horas por dia para se dedicar aos seus estudos. Nesse tempo, é possível estudar com qualidade e absorver o conteúdo. 

Lembre-se de fazer pausas de 10 minutos depois de cada 50 minutos de estudo. Ficar horas estudando a fio não vai ajudar você reter os assuntos, vai apenas desgastá-lo. Afinal, são muitas disciplinas, com conteúdos densos e cheio de detalhes. 

Além disso, lembre-se de fazer resumos rápidos ou até mesmo utilizar flashcards para relembrar dos assuntos principais de cada matéria. Essa prática é essencial. 

Lembre-se que, ao criar o hábito de estudar, você está se disciplinando. Isso fará muita diferença quando você estiver desempenhando sua atividade como policial, já que disciplina é algo muito importante para a carreira. 

2. Descubra seu estilo de aprendizagem

Para criar sua rotina de estudos, não deixe de levar em conta seu estilo de aprendizagem predominante. Considera-se 3 estilos de aprendizagem: 

  • Visual: esse tipo de pessoa aprende através da visão, para ela, é importante visualizar o processo de aprendizagem, seja através de resumos ou de  imagens. 
  • Auditivo: é aquela pessoa que aprende por meio do canal auditivo, ela precisa ouvir para registrar as informações. Por isso, para ela, é importante gravar informações e, até mesmo, falar. 
  • Sinestésico: quem possui esse estilo de aprendizagem, pode se beneficiar das 2 formas de aprendizagem já citadas. Afinal, ela consegue absorver bem o conteúdo através dos 2 tipos de linguagem. 

Isso é de extrema relevância, pois você pode estar estudando para o concurso de PM BA 2019 Soldado da forma errada.

Se você ainda não sabe o seu estilo de aprendizagem, descubra agora e comece a adequar seus estudo à sua forma de aprender. 

3. Pratique o estudo ativo

Apesar de ler e assistir videoaulas ser bastante confortável e fornecer bastante conteúdo, você não pode se limitar a isso. É preciso praticar o estudo ativo.

E o que seria estudo ativo? É uma forma de interagir com os assuntos estudados, seja através da resolução de questões, de resumos de disciplinas e, até mesmo, explicando a um outro ou a si mesmo sobre o assunto. 

Apesar de ser uma tarefa mais desafiadora, essa é uma técnica que garante mais resultados a longo prazo, principalmente para quem está estudando para concursos como o de PM BA 2019 Soldado. 

4. Não procrastine

Quem estuda para concursos geralmente não consegue enxergar resultados de forma mais rápida, e, muitas vezes,  esta situação gera angústia e desânimo. Por isso, é bom ter um planejamento de estudos para você não se perder nos assuntos. 

Tente organizar as matérias por horário. A procrastinação tende a diminuir no momento em que a pessoa planeja e cria metas.

Assim, como seu objetivo é passar no concurso de PM BA 2019 Soldado, busque criar metas diárias e semanais para você perceber que está avançando os estudos. Isso vai motivá-lo a estudar cada vez mais.

5. Resolva questões

Resolver questões é essencial para fixar os estudos. Quem estuda para concursos e não resolve questões está diminuindo suas chances de ser aprovado no certame. 

Portanto, é essencial que você faça questões das provas anteriores e, também, de bancas de concursos semelhantes. 

Busque um bom número de questões por dia, preferencialmente da banca, assim, quando estiver mais perto  da prova, você já terá um bom conhecimento quanto ao modelo de cobrança que encontrará. 

6. Controle a ansiedade

Estudar para concurso pode ser bastante desgastante, você se cobra e pode sofrer com a cobrança externa. Porém, não se deixe abalar. Cuide de sua saúde mental. 

Para isso, busque controlar a ansiedade e todos os sentimentos que o fazem ficar com o emocional desequilibrado. É importante que você tenha o total domínio das emoções para estar bem no dia da prova e não se sabotar no processo. 

Portanto, não deixe de reservar um tempo para você relaxar e se divertir com pessoas que você gosta. Porém, se você não conseguir lidar com essas questões sozinho, não hesite em buscar ajuda de um psicólogo. 

7. Otimize sua redação

Muita gente diz que escrever é uma das partes mais difíceis do concurso, afinal, é muito difícil concatenar as ideias e produzir textos consistentes em um curto período de tempo. Porém, isso não é para aterrorizar ninguém. 

A prova de redação versa, geralmente, sobre temas relacionados à segurança pública. Então, para dar o primeiro passo, é importante que você leia bastante sobre esses temas para conseguir escrever um bom texto. 

Além disso, busque escrever bastante sobre o que leu. Se dedique a escrever uma redação por dia.. Procure encontrar um esquema de texto para replicá-lo várias vezes, pois assim vai ficar mais fácil no dia da prova. 

8. Procure um curso EaD

Montar uma rotina de estudos e seguir à risca não é para qualquer um. Se você tem dificuldade em se organizar sozinho ou se sente mais produtivo quando recebe algum tipo de direcionamento, uma boa opção para você é optar por um curso EaD. 

Assim, você poderá otimizar seu tempo e direcionar melhor seus estudos. Lembre-se que não adianta apenas ver as videoaulas, você deve continuar com sua rotina de estudos para reforçar seus aprendizados. 

Uma boa forma de fazer isso para o concurso de PM BA 2019 Soldado é através de disciplinas isoladas

Matérias Isoladas PM BA

Através dos estudos de disciplinas isoladas, você vai poder aproveitar o máximo de cada uma das disciplinas, revendo os assuntos, respondendo questões e praticando o estudo reverso para identificar os pontos que você precisa dar mais atenção. 

Já pensou em poder fazer isso tudo com uma metodologia de alta performance e em cursos que vão estimulá-lo a treinar e a estudar constantemente para você obter sua aprovação no PM BA 2019 Soldado? 

Conheça nossas disciplinas isoladas de PM-BA 2019. Acesse Agora.

O momento é agora, então, comece a se preparar desde já. 

Essa é uma iniciativa do Brasil Jurídico, uma empresa com anos de experiência no mercado de ensino jurídico, com metodologia inovadora, plataforma de fácil navegabilidade e uma equipe de profissionais de relevância no segmento. 

Você também pode gostar