Chegou a hora! 11 infalíveis dicas para passar na OAB

Chegou a hora! 11 infalíveis dicas para passar na OAB 1
12 minutos para ler

Queria começar com uma fórmula mágica para passar na OAB. Mas infelizmente, não tenho. 

Passar no Exame da Ordem não é fácil, mas também não é impossível!

Sabemos que, por ser uma prova com um elevado índice de reprovação, muita gente fica desesperada apenas ao pensar em como vai ser quando tiver que encarar o Exame, mas mantenha a calma.

A OAB é uma prova estratégica, principalmente na primeira fase

Por isso, elaboramos esse artigo com dicas para passar na OAB.

Até porque você vai precisar de ajuda, foco e um plano estratégico para encarar:

  •  80 questões (1ª fase);
  • 1 peça prático-profissional (2ª fase);
  •  além de 4 questões discursivas (2ª fase). 

Para ajudar você nessa fase da sua vida, elaboramos 11 dicas infalíveis que vão te ajudar a alcançar a aprovação!

#1 DICA: ESTUDE PARA A OAB DE FORMA DIFERENTE DA QUE VOCÊ ESTUDA PARA A FACULDADE 

Quando estamos na faculdade, ou até mesmo na pós-graduação, é comum  fazermos resumos extensos, estudarmos as divergências doutrinárias e, no fim, nos deparamos com um material de estudos extremamente denso.  

Análises das provas passadas evidenciam que a OAB tem exigido muito mais o conhecimento da letra da lei do que conteúdos de cunho doutrinário. Portanto, nessas horas, o conselho é se tornar o melhor amigo(a) do seu Vade Mecum.

Este é o caso em que é muito mais estratégico ter em mãos um livro que reúne a legislação que mais cai na prova do que elaborar longos resumos. 

Digo isso, porque, com o Vade Mecum, é possível estudar, de forma direcionada, as leis que realmente importam partindo de seu texto original. O mesmo não acontece com quem opta focalizar seus estudos apenas na doutrina. 

Os livros servem para complementar o conteúdo da prova, mas não para direcionar os temas nos quais o aluno deve se aprofundar mais. Afinal, sua finalidade é dispor sobre diferentes doutrinas de forma comparativa e, muitas vezes, detalhada. 

Esse excesso de informação, ao invés de ajudar, pode gerar ainda mais dúvidas no aluno. Portanto, lembre-se que o importante aqui é otimizar os seus estudos e não fazer deles uma aventura sem fim. 

#2 DICA: CONHEÇA SEU PONTOS FORTES E FRACOS

Dentre as dicas para passar na OAB, essa é essencial: conheça bem seu potencial, e analise em quais disciplinas você precisa melhorar seu rendimento. 

Muita gente tem medo de não passar da primeira fase da OAB por achar que não estudou o suficiente durante a graduação.

O ideal, antes de entrar em desespero e tentar estudar as 17 matérias cobradas no Exame, é identificar seus pontos fortes e fracos. Assim, você vai pode montar uma estratégia de estudos eficiente e eficaz.  

Para isso, você pode fazer simulados e verificar em quais disciplinas teve mais erros e mais acertos ou, pode também, optar por um cursinho preparatório que já faça isso por você.

LEIA TAMBÉM 5 DISCIPLINAS QUE MAIS CAEM NO EXAME DA OAB

#3 DICA: TENHA UMA ESTRATÉGIA DE ESTUDOS

Estratégia significa: “Ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta.”

Na primeira fase da OAB, você precisa estudar  17 disciplinas, sendo humanamente impossível estudá-las  com qualidade e tranquilidade sem um direcionamento. 

Até porque a maioria dos alunos começa a estudar, pelo menos, 90 dias antes da prova. 

Após descobrir seus pontos fracos e fortes, defina as disciplinas que vai estudar com dedicação, em especial as que possuem muitas questões, como ética (08 questões). 

Depois, elimine as disciplinas que não vai estudar com tanto empenho, seja por ser uma disciplina que você não domina muito ou que simplesmente tenha um número de questões muito pequeno comparado às outras.

Por isso, dentre as dicas para passar na OAB vale se atentar a essa. Afinal, ter um bom planejamento é a forma que você vai trilhar um estudo estratégico para passar na OAB.

#4 DICA: PROGRAME OS HORÁRIOS DISPONÍVEIS PARA VOCÊ ESTUDAR 

Depois de escolher as disciplinas que você pretende estudar para o Exame de Ordem, chegou a hora de se organizar.

Antes mesmo de anotar no seu planner/agenda/organizador semanal, pegue um papel e anote o que você faz durante a semana.

Após definir seus horários fixos, ou seja, o horário que trabalha/estuda e chega em casa, os horários que pratica atividade física, brinca com o filho etc, você terá uma visão melhor dos horários livres que possui durante o dia.

Organize seus estudos com base nos seu tempo livre. 

#5 DICA: NÃO NEGLIGENCIE AS QUESTÕES E OS SIMULADOS

Muita gente reprova na OAB por achar que videoaula é o suficiente para aprovar, mas não é. 

Torno a dizer, para passar na OAB, você precisa estudar de forma estratégica. E como seria isso?

Além de assistir videoaulas, estudar apostilas ou doutrinas voltadas para o Exame, uma das dicas para passar na OAB é entender  como a FGV cobra aquele conteúdo, e para isso você precisa fazer questões por disciplina e os simulados (com todas as 17 disciplinas).

Dessa forma, você saberá como está seu desempenho, o que ainda precisa melhorar, as pegadinhas da FGV, etc. 

Como são 3 Exames ao ano, é comum a reincidência de temas nas provas. Então, não se espante ao encontrar questões parecidas com as de outras edições no dia do exame.

#6 DICA: NÃO NEGLIGENCIE A SUA SAÚDE MENTAL

Estudar é importante, mas descansar também! Assim uma das dicas para passar na OAB é cuidar da sua saúde mental.

Na primeira fase da OAB, os examinandos reclamam muito que a prova é cansativa, os enunciados muito longos, e isso é bastante desgastante. Principalmente para quem não possui um hábito de leitura.

Portanto, para não se cansar antes da hora é muito importante que você cuide de seu corpo e de sua saúde mental. Para isso, é bom intercalar seus estudos com momentos de lazer e relaxamento. 

Você também pode buscar uma atividade física para descarregar a tensão que a rotina de estudos causa, pois é comprovado que o corpo libera beta-endorfina, uma substância que proporciona bem-estar e prazer, fazendo com que você não se entregue ao estresse. 

Encontre o ponto de equilíbrio entre sair e estudar, já que o caminho até a aprovação na OAB é um tanto quanto desgastante e estressante, e se tornará ainda mais se você só ficar com a cara nos livros. 

Apostar em um acompanhamento psicológico pode fazer muita diferença para você que está se preparando para o exame. Essa é uma das dicas para passar na OAB que os ansiosos de plantão não podem deixar passar. 

Afinal, você não vai querer fazer a prova com a cabeça cheia de problemas, né? 

#7 DICA: INVISTA EM UM BOM CURSINHO PREPARATÓRIO

Ser aprovado de primeira não é impossível, mas também não é uma tarefa muito fácil, pois o estudo para a OAB, como já foi dito, é totalmente diferente do estudo para a faculdade.

Com um cursinho preparatório você terá professores especializados, conteúdo voltados para o Exame, e com a garantia de que o que está estudando foi desenvolvido por uma equipe especializada e capacitada.

A Trilha da Aprovação, curso de primeira fase da OAB do Brasil Jurídico, tem mais de 2 mil questões inéditas/adaptadas no padrão da FGV, e mapeamento dos temas mais cobrados nos Exames anteriores.

Além disso, o curso possui relatórios de performance, ou seja, depois que você realiza as questões por disciplinas ou os simulados, ele emite um relatório que informa seus pontos fracos a serem reforçados.

Por isso que essa é uma das dicas para passar na OAB mais importantes. 

Afinal, a partir desse relatório de desempenho, você terá um curso totalmente personalizado, já que  o Trilha da Aprovação direciona seu estudo para que você reforce seus pontos fracos.

Considere  que, ao optar por um cursinho, você terá videoaulas e questões em um único ambiente. Acredito que essa é a forma ideal de poupar tempo e dinheiro. 

#8 DICA: ATENÇÃO ÀS ATUALIZAÇÕES

Lembra quando mencionei a importância de estudar a letra da lei? Então, esse é um ponto fundamental para quem quer passar na OAB. 

Muita gente acha que determinados temas, por serem novos na esfera do Direito, estão isentos de cair na prova. Esse é um grande erro e OAB, nos últimos anos, tem um grande apreço pelas atualizações da lei. 

Só para você ter em mente, nos últimos anos, diversas foram as mudanças, seja a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil, a reforma trabalhista, novas jurisprudências, súmulas vinculantes etc. Então, antes que você pense em ignorar esses temas, é importante estudar pela legislação atualizada. 

Para evitar ser pego desprevenido, opte por acessar as leis através de aplicativos e sites oficiais, já que são atualizados com maior constância, ou se não, aposte num novo Vade Mecum. 

Essa pode parecer uma das dicas para passar na OAB mais óbvias, mas saiba que ela pode fazer muita diferença na forma em que você direciona seus estudos. 

Afinal, você não vai querer ser pego de surpresa no dia do prova porque não acompanhou as mudanças da legislação, né?  

#9 DICA: REVISE O CONTEÚDO ESTUDADO

Dentro da sua programação de estudos é importante deixar um período só para revisar o conteúdo estudado durante sua preparação para a OAB. Procure reservar as 2 últimas semanas antes da prova para revisão. 

Nessa etapa, é interessante que você se dedique à resolução de questões e na leitura da redação dos dispositivos legais mais importantes para a prova. Esse é o momento ideal para você fixar o conteúdo na mente. 

Na última semana para o Exame de Ordem, não deixe de assistir às aulas de revisão dos cursinhos e descanse! Descansar na última semana  é essencial para que você não chegue mentalmente esgotado para realizar a prova.

#10 DICA: NÃO NEGLIGENCIE A SEGUNDA FASE DA OAB

No mesmo dia da primeira fase, caso saia com o caderno de prova, vai poder conferir o gabarito e verificar se foi aprovado para a segunda fase ou não.

Sabemos que você será aprovado (pensamento positivo sempre), então, tire alguns dias para descansar a mente.

A segunda fase da OAB é mais direcionada, afinal, você terá que estudar apenas o conteúdo material e processual de uma única disciplina.

Por isso, uma das dicas para passar na OAB é: não deixe de realizar as provas anteriores, tenha um Vade Mecum atualizado e lembre-se: assim como na primeira fase, o seu emocional precisa estar bem.

#11 DICA: NÃO SE ESQUEÇA!

É importante ler o edital, principalmente para saber o que pode ou não levar. Separe no dia anterior o que você tem que levar para a prova e deixe tudo organizado para não esquecer nada. 

LEMBRE-SE: só a segunda fase da OAB que tem consulta, ou seja, não leve apostilas, livros, Vade Mecum para a primeira fase.

Dicas para passar na OAB – BÔNUS: Conte com os melhores profissionais do mercado

Esta é uma empreitada que requer muita determinação e foco. Trilhar este caminho sozinho pode ser mais laborioso do que realmente precisa ser.

Por isso, nós do Brasil Jurídico, desenvolvemos uma metodologia e plataforma, com o que há de mais moderno e avançado em termos de tecnologia, tornando o seu aprendizado mais rápido, seus estudos mais práticos, e a sua aprovação garantida.

Trata-se da TRILHA DA APROVAÇÃO PARA 1ª FASE DO EXAME DA OAB.

Nossa marca é a fidelidade ao compromisso ético de oferecer, sempre, conteúdos de excelência, por meio de métodos arrojados e de recursos inovadores.

Além disso contamos com uma equipe de professores que aliam o conhecimento científico, acadêmico e profissional à praticidade que seu dia a dia requer.

Oferecemos ao estudante/examinando, que percorre a TRILHA,  uma plataforma com arsenal robusto de conteúdos, tais como:

  • Videoaulas dos principais temas;
  • Material de apoio;
  • Baterias de questões envolvendo os temas e subtemas abordados nas aulas;
  • Links para reforço dos pontos fracos indicados pelos relatórios de desempenho nas questões.

Não é à toa que obtemos ótimos resultados como a APROVAÇÃO de 62,5% dos nossos alunos matriculados na TRILHA DA APROVAÇÃO PARA O XXVIII Exame de Ordem. Isso mesmo!

segunda fase OAB no Brasil Jurídico

Seja você também integrante do nosso time de aprovados!

Para tirar dúvidas, fazer sugestões ou contratar nossos serviços, entre em contato conosco ou nos siga nas redes sociais.

Estamos prontos para te levar ao sucesso!

Você também pode gostar