Tudo sobre: Como conseguir estágio em escritório de advocacia?

estágio em escritório de advocacia
12 minutos para ler

O primeiro passo para qualquer estudante de Direito se tornar um advogado de sucesso é conseguir um bom estágio. Para quem está no início do curso e ainda não teve muitas experiências, conseguir um estágio em escritório de Advocacia pode parecer um grande desafio. 

Porém, independente do semestre que você esteja, conquistar essa tão sonhada vaga vai depender muito de você. 

Afinal, é durante o período de estágio que você vai perceber se tem vocação para ser advogado, conhecer as atividades da profissão na prática, e começar a estabelecer um networking com os profissionais da sua área.

Ou seja, é um período de preparação que vai habilitá-lo a trabalhar como advogado. Por isso, é importante conhecer suas reais motivações para estar se candidatando à vaga e estar bem preparado para encarar o processo. 

Quais são as atividade de um estagiário?

Durante a experiência do estágio, você vai adquirir maturidade para poder atuar na área posteriormente. É período que você tem para se testar em diversas atividades.

Obviamente, o estagiário não vai desempenhar as mesmas atividades de um advogado, já que como ainda não possui o seu registro na OAB, não poderá exercer alguns atos que são restritos à profissão do advogado. Porém, é comum que o estagiário exerça as seguintes funções:

  • Assinar cargas de autos em cartório;
  • Retirar e devolver autos;
  • Obter certidões e autos de processos;
  • Assinar determinados tipos de petição;
  • Praticar atos extrajudiciais de interesse do local no qual esteja estagiando. 

Apesar de muitos reclamarem da experiência de estágio em escritório de Advocacia, se dê a oportunidade de vivenciá-la. Seja resiliente e busque o aprendizado. 

Há muitos escritórios interessados em contratar novos profissionais, desde que eles venham para agregar ao local, por isso, é essencial você saber em que área gostaria de ter sua experiência de aprendizado. 

Como escolher a área em que estagiar?

Se você é daqueles que estágio é sinônimo de ganhos financeiros, é bom começar a mudar a sua mentalidade. Não cometa o erro de estagiar apenas pelo dinheiro. Você deve extrair o máximo possível dessa experiência, já que ela que vai dar as bases para sua carreira. 

Portanto, na hora da escolha, considere as matérias que você mais gosta e tem maior afinidade. Afinal, você precisa ter prazer em executar suas atividades, isso é o que vai estimulá-lo a se desenvolver e buscar mais e mais. 

Vamos supor que você é uma pessoa que adora estudar Direito Penal. Uma experiência de estágio em escritório de Advocacia nesta área será interessante para você se testar na prática e conhecer um pouco mais da matéria. 

Como você tem interesse no ramo, é mais fácil de se engajar nas atividades e até mesmo ser reconhecido pelo seu desempenho e aprendizado no local. 

Pode parecer fácil falar, mas se você procurar ter o máximo de experiências, uma hora você acaba se descobrindo em alguma área ou áreas. 

O que fazer para conseguir um estágio em escritório de Advocacia?

Se você já tem uma ideia de onde gostaria de estagiar, agora basta saber o que fazer para conseguir sua vaga de estágio em escritório de Advocacia. Você deve ter em mente que ser escolhido ou não vai depender de cada escritório e seus processos seletivos. 

Como candidato, você deve saber que vai ser avaliado. Pode ser através de uma prova ou entrevista e, pode, até mesmo, ser um processo misto, em que haja uma entrevista e uma prova. 

Além disso, é essencial que você saiba se diferenciar. Como os estágios tendem a ser bastante concorridos, os escritórios querem pessoas que agreguem e que conhecem algo que ultrapasse o feijão com arroz do Direito.  

Mas, uma coisa tenho que deixar claro. Se diferenciar não é adotar uma personagem, demonstrar ser alguém que você não é, mas valorizar suas características pessoais e profissionais, sem exagerar. 

Ninguém vai querer contratar aquele candidato que se acha a última bolacha do pacote. 

Por isso, além dessa dica, separamos mais 8 dicas para você ter em mente na hora de ir para sua entrevista de estágio e garantir a sua vaga. 

Saiba onde procurar vagas

Muitos tem a impressão de que os escritórios são fechados e  não costumam divulgar suas vagas. Não leve isso como regra. Entretanto, saiba que a indicação pode ser um diferencial nessas horas. 

Se você tem amizade com um Professor Advogado ou conhece alguém que trabalhe na área, esse pode ser um fator que vai facilitar sua entrada em um escritório de Advocacia. 

Se esse não for o seu caso, você pode encontrar vagas de estágio em grupos do Facebook e sites de empresas que recrutam estagiários, como o CIEE, Nube, Estagiários.com, etc. É importante saber que escritórios maiores fazem processos maiores e complexos, já que possuem uma estrutura mais robusta. 

Porém, o primeiro passo é você que tem que dar, se inscrevendo no processo e mandando o currículo para sua vaga de estágio em escritório de Advocacia

Analise o Perfil do Escritório

Se você quer um estágio em escritório de Advocacia, não pode se esquecer de pesquisar sobre o local em que você quer estagiar. Os escritórios estão cada vez mais exigentes quanto a isso. Eles querem saber se você pesquisou. 

Recomendo que procure saber tudo sobre o local, desde a especialidade, os ramos de atuação e artigos. Veja se consegue informações sobre o entrevistador e tenha consciência do que o escritório espera de um estagiário. 

Para os recrutadores é muito importante saber se o candidato está realmente disposto e interessado em ocupar a vaga. 

Além disso, é bom analisar o perfil do escritório para saber se as atividades que você desempenhará estarão de acordo com suas expectativas. 

Mostre por quê você quer fazer parte do escritório

Lembra quando falei que você deve saber como se diferenciar para conseguir um estágio em escritório de Advocacia? Então, mostrar as razões que motivaram sua candidatura tem relação direta com isso. 

Portanto, busque dizer o que chamou sua atenção no escritório e como isso se associa com seus gostos e experiências. Lembre-se que uma entrevista de estágio é quase como vender um produto. 

Neste caso, esse produto é você. Ou seja, você tem que se mostrar interessante o suficiente para que o entrevistador o escolha para integrar a equipe dele. 

Aqui, cabe ressaltar cursos e atividades de extensão que você fez e que podem agregar ao dia-a-dia do escritório. 

Monte um bom currículo

Quem está começando agora geralmente acha que tem menos chances por ter menos experiências. De fato, experiência conta bastante, mas se você montar um bom currículo, pode ter grande chances para conseguir a vaga dos seus sonhos. 

Isso implica em buscar por cursos, palestras e eventos fora da faculdade. Pode ser um curso de inglês, que hoje em dia é requisitado por grande parte dos escritórios. Tem alguns que exigem até mais de uma língua. Então fique ligado! 

Procure também colocar informações verídicas no currículo, pois os entrevistadores gostam de comprovar se aquilo que o candidato informa é uma habilidade real. 

Portanto, cuidado para não colocar informações equivocadas na hora de fazer o currículo. 

Tenha cuidado também para que não fique muito grande. Afinal, os recrutadores querem informações diretas sobre você e não um ensaio sobre sua vida. 

Organização é tudo e pode aumentar a possibilidade de você conseguir o seu estágio em escritório de Advocacia

Fazer Cursos e Atividades Extracurriculares

Apesar de já ter pontuado esse tópico anteriormente, é sempre bom ressaltar.

Busque atividades extracurriculares na própria área de Direito. Podem ser projetos de pesquisa, cursos de especialização, eventos da área e até mesmo participar de competições jurídicas. 

Isso vai fazer com que você desenvolva habilidades para a prática da Advocacia. Aliás, há escritórios que, até mesmo, patrocinam estudantes que participam de competições como, por exemplo, a competição de arbitragem da CAMARB. 

Além disso, participar dessas competições pode ser também uma forma de conseguir uma vaga de estágio em escritório de Advocacia, já que você pode conhecer alguém que o indique e, quem sabe, alguém que se interesse em contratá-lo. 

Há também a possibilidade de fazer um curso preparatório para estágio em escritório de Advocacia, o entrevistador pode reconhecer o seu interesse e contratá-lo por conta disso.

São inúmeras possibilidades, inclusive fora da área do Direito. São tantos cursos que você pode fazer (línguas, oratória, economia, marketing e etc) que podem trazer um diferencial a sua candidatura. 

Lembre-se sempre de escolher atividades que o ajudem a expandir os seus conhecimentos e que você possa utilizá-las como algo complementar ao seu saber jurídico.  

Saiba Escrever Bem

A escrita é uma das principais ferramentas de um advogado. Afinal, sua função é escrever petições e atos processuais, portanto, deve ter uma linguagem clara e precisa. 

Se você tem dificuldade em escrever e se expressar por meio da escrita, essa é uma habilidade que terá que desenvolver. É muito importante que o advogado saiba escrever bem e interligar ideias distintas. 

Aliás, uma das funções do advogado é persuadir e, para isso, é preciso escrever bem. 

Os escritórios de Advocacia também avaliam a capacidade de escrita do candidato nas provas de redação, conferem se ele sabe escrever adequadamente e se segue a norma culta da língua. 

Tenha interesse e seja proativo

Se você quer um estágio em escritório de Advocacia, tenha em mente que nenhum escritório quer contratar um estagiário para cumprir tabela. Afinal, a contratação é dispendiosa e envolve vários custos. 

Portanto, é crucial que você se mostre interessado e proativo. Isso, além de aumentar suas chances de ser contratado após o período do estágio, demonstra que está comprometido com o escritório e suas atividades. 

Busque também trazer novas ideias e soluções para o escritório. Isso mostra que você quer crescer e acredita na proposta deles. Porém, importante deixar claro que é preciso ter um pouco de abertura com os sócios para você começar a fazer sugestões. 

Se você seguir essas dicas, é capaz que a equipe goste de você e que sua opinião se torne relevante para os donos. 

Esteja sempre disposto a crescer

Por fim, lembre-se que o estágio é um período em que você vai estar desenvolvendo suas habilidades profissionais. Portanto, não adianta o escritório abrir as portas para você se não há uma vontade sincera de crescer dentro de você.

Quando digo crescer é trabalhar constantemente para ser melhor, questionar e pedir feedbacks dos seus supervisores. Assim, você saberá quais são os pontos que deve trabalhar para melhorar, cada vez mais, o seu trabalho. 

Ao não ficar estagnado, você não vai só fazer bem a você, mas a toda empresa que, muito provavelmente, vai querê-lo junto e crescer com você também. 

Se mesmo depois dessas dicas, você ainda tem dúvidas sobre como conseguir um estágio em escritório de Advocacia, você deve pensar que seria mais fácil poder ver tudo isso na prática. 

A pergunta que fica é como saber da prática sem nunca ter atuado na área? 

Talvez, fosse mais fácil se o estagiário recebesse uma capacitação antes de se aplicar a vaga, não? E se eu dissesse que isso é possível? 

Saiba como se capacitar para estagiar em escritório de Advocacia na prática

Ao invés de você ficar quebrando a cabeça para saber o que fazer para entrar no mercado de trabalho, que tal conferir com os próprios profissionais da área as habilidades que você precisa desenvolver para ser um bom estagiário?

Com o curso de Formação de Estagiários na Advocacia você vai aprender como se destacar na entrevista e a começar a fazer seu network desde a faculdade. Além disso, vai poder descobrir: 

  • As peças mais utilizadas na atividade de estágio 
  • Como se portar nas práticas forenses: audiências e diligências
  • Como lidar com as disciplinas na prática: Empresarial, Civil, Família e Sucessões, Consumidor, Trabalho e Processo do Trabalho, Tributário, Penal, Processo Penal e TGP 
  • Como despachar e receber processos eletrônicos 

Tudo isso em um curso 100% Ead e certificação da Associação Brasileira de Advogados (ABA). Então, se seu desejo é se capacitar, essa é a hora! 

Estágio em escritório de Advocacia

Essa é a sua oportunidade de aumentar suas chances de conquistar o seu estágio dos sonhos. Então, vamos lá, dê o seu primeiro passo para construir uma carreira de sucesso. 

Essa é uma iniciativa do Brasil Jurídico, empresa com anos de experiência no mercado de ensino jurídico, metodologia inovadora, plataforma de fácil navegabilidade e uma equipe de profissionais de relevância no segmento, em parceria com a Associação Brasileira de Advogados – ABA.

Você também pode gostar