E aí, OABEIRO, será que você precisa mudar seu estudo para OAB?

Estudo para OAB
13 minutos para ler

Todo OABEIRO, mesmo aquele dos mais calejados, sente uma pontinha de nervoso e ansiedade antes de fazer o Exame. São muitas incertezas.

Afinal, muito provavelmente você já é formado ou está no fim da faculdade e vai precisar da sua OAB para advogar. 

Porém, você sabia que mais do que controle emocional, o que vai garantir sua aprovação é seu método de estudo para OAB

É através dos estudos que você vai traçar seu caminho até sua aprovação. Portanto, é importante saber se sua estratégia é eficiente ou não. 

Por isso, neste texto, você vai poder identificar se a sua estratégia de estudo para OAB tem sido eficiente ou se é necessário mudá-la. 

Antes que você descubra se está na direção certa para sua aprovação, é importante entender como está sua vida por agora e que tipos de mudanças você pode fazer para melhorar ainda mais seu desempenho na prova da OAB. 

Você está conseguindo conciliar seu tempo de estudo para OAB? 

Se você está dedicando seu tempo de estudo para OAB, provavelmente deve estar passando por um desses três momentos:

  • Está escrevendo seu trabalho de conclusão de curso
  • Está com a monografia aprovada, mas precisa se formar na faculdade;
  • Já é bacharel, mas ainda não tem OAB.

E, muito provavelmente, você deve estar tentando conciliar seu estudo para OAB com sua vida pessoal, trabalho, estágio ou, até mesmo, com seu trabalho de conclusão de curso e últimas matérias da faculdade. Então, é importante saber se a falta de tempo é o que pode estar o impedindo de estudar mais ou passar na OAB.

Agora que você já sabe disso, está na hora de descobrir que tipo de OABEIRO você é. Assim, você vai poder saber como direcionar melhor seus estudos e qual a estratégia você precisa tomar para ir bem na prova. 

Que tipo de OABEIRO você é? 

Você pode até achar que não há distinções entre os OABEIROS, mas vou provar que há sim.

Afinal, você não pode achar que aquela pessoa que já fez a OAB mais de cinco vezes, estuda da mesma forma que aquele seu amigo que estudou e passou de primeira. 

Há uma clara diferença. 

O fator de distinção que utilizaremos aqui é com base em quantas vezes cada candidato realizou a prova da OAB. 

OABEIRO de Primeira Viagem 

Essa é a sua primeira vez fazendo a prova. Provavelmente, você deve querer saber tudo sobre o Exame, desde como funciona a prova da OAB a como estudar para a OAB. Pode ser que você ainda esteja um pouco inseguro e nem saiba por onde começar. 

Isso é normal. Você começou seu estudo para OAB agora. Entretanto, já que essa é sua primeira vez, busque não cometer os erros que a maior parte dos OABEIROS de primeira viagem fazem. 

É crucial que você encontre uma estratégia adequada de estudos, respeitando seu tempo disponível para estudar, bem como, resolver muitas questões da prova para ir se acostumando desde já, e chegar no dia do Exame bem preparado. 

OABEIRO de Segunda Viagem 

Você já passou pela prova uma vez, mas, infelizmente, não conquistou a aprovação. Pode ser que você se sinta um pouco desanimado ao pensar no Exame de Ordem. Acontece, nem sempre dá para passar de primeira.

Talvez, na época, você estava muito ocupado com o TCC e a faculdade e acabou não dando a atenção devida à prova da OAB. Mas, agora, pense que tudo isso já passou. Essa será sua nova chance para fazer o Exame. 

Porém, para que você consiga sua aprovação, dessa vez, terá que estudar mais e, até mesmo, encontrar um novo método de estudo para OAB

OABEIRO Passaporte Carimbado

Se você se encaixa nesse perfil, é sinal que já fez a prova da OAB mais de duas vezes. Por favor, não desanime. Sei que deve ser difícil ter que fazer a prova mais uma vez, procure não levar para o lado pessoal e nem deixe a raiva dominá-lo. 

Afinal, você investiu tempo e dinheiro para conquistar sua tão sonhada vermelhinha e ainda não conseguiu. Portanto, aproveite esse tempo para se fazer as seguintes perguntas:

  • Seu método de estudo para OAB tem sido efetivo?
  • Aquele cursinho que você fez realmente o ajudou a melhorar seu desempenho? 
  • Você está dedicando tempo suficiente para estudar?
  • Você sabe gerenciar suas emoções enquanto estuda?
  • Você sabe lidar com o sentimento de rejeição

Seja sincero em suas respostas. É muito capaz que um desses pontos esteja o impedindo de ser bem sucedido no seu estudo para OAB

Por isso, é importante identificá-los para você saber quais são os aspectos que você deve focar mais para finalmente conquistar sua aprovação. 

Agora que você já está por dentro desses detalhes e já identificou que tipo de OABEIRO você é, descubra que técnicas você pode adotar para impulsionar seus estudos e gerar melhores resultados na prova. 

Como mudar seu método de estudo para OAB? 

Antes de pensar em qualquer coisa, você deve verificar se seu método de estudo para OAB é realmente eficaz. Se você consegue ver progresso em seus estudos e tem ido, cada vez melhor, nos simulados que responde para a OAB, é sinal que você está progredindo.

Ou seja, tem adotado um método eficiente para você. 

Porém, se você ainda não tem visto muita mudança ou avanços nos seus estudos, isso é um sinal vermelho. É hora de você pensar em métodos mais eficazes que vão deixá-lo cada vez mais perto da aprovação. 

Obviamente, é complicado mudar sua forma de estudo para OAB. Afinal, isso significa criar novos hábitos e abandonar os antigos. Para isso, vai ser necessário muito planejamento, disciplina e autoconhecimento, pois seu método deve se adequar à sua rotina. 

Sua mudança pode começar pela forma que você utiliza a prova em seus estudos. 

A Prova do Exame de Ordem 

A prova é um verdadeiro guia para o estudante. Através de seu conhecimento, é possível conhecer o estilo de questões cobradas pela banca, as disciplinas e temas que mais caem. Além disso, é um ótimo instrumento para o candidato medir seu desempenho nos estudos. 

Tendo isso em mente, se você ainda não estuda pela prova, é essencial que você comece a responder questões desde já. Isso vai trazer inúmeros benefícios. Afinal, você vai sedimentar seu conhecimento com mais eficácia e vai adquirir cada vez mais segurança.

Você vai ver que através da resolução de questões, seus resultados vão ser bem mais eficazes do que apenas ler e interiorizar o assunto. 

Porém, ao depender do seu nível de conhecimento sobre a prova e a quantidade de vezes que você já realizou o Exame, você tem que utilizar estratégias diferentes. 

#OABEIRO de Primeira Viagem – como impulsionar os estudos?

Para você que está começando agora, saiba que a prova será sua grande aliada na caminhada até a aprovação. Se você estudar as últimas provas do Exame a fundo, vai perceber que otimizará muito seu tempo de estudos. 

Sabe por quê? Porque você vai estar estudando apenas o essencial.

Por isso, um ótimo conselho é que você faça uma prova de diagnóstico. Assim, você vai descobrir quais são as disciplinas e temas que você mais domina. 

Depois disso, busque montar uma rotina de estudo para OAB. Procure intercalar as disciplinas que você domina mais com as que você ainda precisa melhorar o desempenho e continue a fazer provas. Você vai ver o quanto seu desempenho vai melhorar com essa técnica. 

Uma outra dica é fazer questões e revisar os assuntos que você errou de forma a reforçá-los. Você sabia que quanto mais você revisar, maior a chance de internalizá-los? 

Além disso, o estudo ativo pode ser seu grande aliado nessa caminhada. Se você é daqueles que ainda gosta de estudar lendo e fazendo enormes resumos, está na hora de você começar testar mais essa sua cabecinha.

Ao invés de apelar aos antigos métodos, você pode começar a se fazer perguntas para verificar se está mesmo por dentro dos assuntos. 

Pode também responder os comandos das questões como se elas fossem questões abertas ou identificar os erros de cada uma das alternativas. 

Porém, não esqueça de tirar um tempinho para você relaxar porque ninguém é de ferro, nem mesmo você, OABEIRO de primeira viagem! 

Isso vai ajudá-lo a equilibrar seu emocional para a hora da prova! O que acha de já começar colocando as dicas em prática? 

#OABEIRO de Segunda Viagem – como impulsionar os estudos? 

Para você, OABEIRO de segunda viagem, o desafio vai ser um pouco maior. Primeiro, é importante ser honesto com você mesmo. O que o impediu de acertar as 40 ou mais questões? 

Será que você estudou da forma errada ou será que o problema é mais com você mesmo? Você se sente constantemente nervoso e ansioso quando está estudando ou pensa na OAB? Então, mais do que mudar seu método de estudo para OAB, procure por técnicas de relaxamento e concentração para você deixar toda essa energia ansiosa para trás. 

Lembre-se que, para você fazer o Exame da OAB, sua mente tem que estar focada no agora e não no que aconteceu ou no que ainda vai acontecer. 

Caso seu problema seja mais em relação ao conteúdo e o método de estudos, é importante começar a estudar pelas disciplinas que você não foi tão bem assim. 

Por isso, inicie com uma revisão do seu Exame. Identifique quais foram as questões e temas que você não foi tão bem e elenque por ordem de prioridade as disciplinas que você tem que estudar mais. 

Assim, você vai começar já otimizando o tempo para seu estudo para OAB

Depois de ter feito essa revisão inicial, faça um novo diagnóstico. É capaz de você perceber alguma mudança no seu desempenho. Se você continuar a apostar na resolução de questões, vai começar a se sentir mais confiante. 

Porém, é imprescindível que você continue a revisar sempre os assuntos para melhorar gradativamente seu desempenho. 

Quanto mais você dominar um tema, menos tempo você vai precisar para estudá-lo. Por outro lado, quanto menos você domina um tema, mais tempo você vai precisar para estudá-lo. Lembre-se disso na hora de organizar sua rotina de estudo para OAB

#OABEIRO Passaporte Carimbado – como impulsionar os estudos?

Talvez seu maior problema, agora, seja encontrar motivação suficiente para continuar com seu estudo para OAB. É capaz que você tenha tentado vários métodos diferentes e nenhum ainda funcionou para você.

Antes de você começar a estudar tudo de novo, é importante que você tire um tempo para não pensar na OAB. Busque fazer coisas que você gosta, relaxar e se divertir com os amigos. 

Depois, você vai estar pronto para recomeçar seu estudo para OAB. No início, procure fazer um comparativo entre as provas que você já fez. Identifique os pontos que você mais acertou e os que você mais errou e saiba o porquê. 

Assim, vai ficar mais fácil você saber se está errando mais por falta de atenção, nervosismo ou se é por desconhecer o assunto. 

Após o diagnóstico, é importante que você se comprometa a estudar de forma estratégica, pois isso é o que vai levá-lo à aprovação. 

Por isso, busque responder a maior quantidade de provas possíveis. Pratique o estudo ativo, fique por dentro da maior quantidade de assuntos da prova (o que vai ser bem fácil para você que já fez a prova por uma boa quantidade de vezes, não?). 

É importante pensar que, para você, o estudo para OAB é como um desafio. Então, seja criativo! Crie jogos com os temas, aprenda a justificar seus erros e evite as fórmulas prontas. Se você quiser, pense em até mesmo criar um clube de estudos com os amigos. 

Isso pode estimulá-lo ainda mais a passar pela prova, já pensou? 

Caso você já tenha testado todas essas opções e achar que é um caso sem solução, está na hora de abrir um pouco essa cabeça e pensar de outra forma, ou, talvez, seja a hora de ir atrás de um bom curso preparatório para OAB.

Saiba como alcançar a aprovação sem nem sentir

Lembra quando eu disse que se concentrar na resolução de questões OAB é essencial para quem ir bem na prova da Ordem? E se eu dissesse que existe um curso em que você vai estar constantemente treinando e fazendo simulados para o Exame? 

Esse é o Trilha da Aprovação, um curso que vai fazer você sair da sua zona de conforto e que vai desafiá-lo a responder tantas questões que você vai começar a acertá-las e vai estar, cada vez mais, perto da aprovação na 1ª fase da OAB. 

Com ele, o protagonista é você. Você é quem dita o seu ritmo de estudos e seus resultados. 

Sua lógica é bem simples de entender. Você faz uma bateria de questões e identifica as disciplinas e temas que possui mais dificuldade. Depois disso, comece seu estudo por elas e reforce os assuntos que precisa estudar mais através das videoaulas. 

Na nossa plataforma intuitiva e moderna também consta com uma análise 360º com os temas mais caem no Exame da OAB

Além disso, você vai ter acesso a questões comentadas, videoaulas, simulados,  jurisprudência e legislação correlata, bem como, links de reforço para você assistir às aulas dos temas em que precisa se desenvolver mais. 

Ou seja, o Trilha da Aprovação é a plataforma perfeita para quem quer montar uma estratégia de estudos para a OAB e testá-la até comprovar toda sua eficácia. 

Isso tudo otimizando seu tempo em um curso 100% Ead. E aí, o que você está esperando para garantir seu Trilha da Aprovação agora mesmo e se preparar para o próximo Exame? 

Essa é mais uma iniciativa do Brasil Jurídico, uma empresa com anos de experiência no mercado de ensino jurídico, com metodologia inovadora, plataforma de fácil navegabilidade e uma equipe de profissionais de relevância no segmento.

Você também pode gostar