Resolução de Questões OAB: por que a prática pode levar você até a aprovação?

resolução de questões
11 minutos para ler

O método de resolução de questões OAB é de grande importância para que o candidato conheça o Exame de Ordem. Através dele, você vai poder se familiarizar com as questões e estilo de cobrança da banca, verificar se está por dentro dos principais assuntos da prova e fixar todo o conteúdo necessário para garantir sua aprovação. Essa é uma ótima opção para quem quer estudar de forma estratégica e estudar apenas o essencial para passar.

Você sabia que muitos OABEIROS vão fazer a prova sem conhecer o estilo de cobrança da FGV? Sim. Isso acontece e muito, sabe por quê? Porque muitos estudantes têm a ilusão de que a faculdade lhes dá base suficiente para responder a prova da OAB. 

Tudo bem, essa pode ser a realidade de alguns, mas, na prática, constata-se que quem se dedica à resolução de questões OAB é quem obtém os melhores resultados na prova. 

E isso não quer dizer que essas pessoas são mais inteligentes que as outras, mas que  estão mais familiarizadas com a prova e tem a resolução de questões OAB como seu principal método de estudo.

Portanto, você já deve ter percebido o quão importante é estar por dentro das questões da prova e do estilo de cobrança da OAB/FGV

Por isso, neste texto, vamos expor 4 motivos pelos quais você deve investir na resolução de questões OAB para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem. 

Conheça os 4 Motivos pelos quais Adotar o Método de Resolução de Questões OAB 

Resolver questões pode parecer cansativo e dar um pouco de preguiça, principalmente se você está acostumado a ler e fazer grandes resumos. Isso pode servir para outros tipos de prova, mas para a OAB, ele não é tão efetivo. 

Para fazer a prova da OAB, é importante ter um estudo estratégico. Afinal, você vai ter apenas 5 horas para responder 80 questões. A partir da resolução de questões OAB, você pode encontrar a estratégia perfeita para ir bem na prova. Saiba por quê. 

1 – Vai conhecer a prova 

Conhecer a prova não significa ter respondido várias questões. Vai além disso. Conhecer a prova é saber e ter consciência sobre o estilo de cobrança, modelo de questões, temas que mais caem e pegadinhas da prova. 

Quem domina esses aspectos do Exame não vai despreparado, pois já sabe o que vai encontrar na prova. E o quanto mais apostar na resolução de questões OAB, mais confiante vai estar para o dia H. 

2 – Descubra se você está por dentro dos assuntos da prova

Não sei se você já ouviu falar nisso, mas a resolução de questões OAB vai auxiliá-lo a fazer uma verdadeira revisão sobre os temas que tem estudado. Afinal, você vai poder verificar se está estudando os assuntos da maneira correta. 

Ou seja, quanto mais acertos você tiver ao resolver a prova, mais eficiente é seu método de estudos e mais fácil será para você direcionar seus estudos ao que realmente importa. 

3 – Auxilia na fixação do conteúdo

Quem é OABEIRO de verdade e já passou pela prova por mais de uma vez, sabe bem que a banca adora cobrar questões com a lei seca. Muitos estudantes acham cansativo focar os estudos apenas na letra da lei.

Por isso, ao invés de você ficar lendo o Vade Mecum, uma ótima opção de se familiarizar com a legislação é resolvendo questões. Quanto mais questões você resolver, maior a probabilidade do seu cérebro internalizar as respostas corretas para cada matéria. 

4 – Vai Praticar o Estudo Ativo

A resolução de questões OAB é muito boa para a sua atividade cerebral, sabe por quê? Porque ao invés de você apenas absorver informações dadas e pré-estabelecidas, você vai começar a colocá-las em prática. 

Quanto mais responder questões, mais vai melhorar seus resultados, pois você vai estar se testando a todo momento e vai criar o hábito de se perguntar, refletir e identificar os erros ao invés de apenas reproduzir informações. 

Quando você está familiarizado com o estudo ativo, você identifica o porquê de ter errado um quesito ao invés de transmitir a responsabilidade de seu erro para o modelo de questão. 

Agora que você já sabe as razões pelas quais a resolução de questões OAB é imprescindível para o seu estudo para o Exame, confira como colocar isso em prática. 

Como estudar através de questões? 

Antes de começar, preciso deixar algo bem claro para você. Se quer ver mudanças e que seus resultados sejam positivos, é preciso que você estude da maneira correta. Ou seja, sem trapacear e consultar outros materiais. Você tem que usar apenas o seu conhecimento.  

Se você conseguir fazer isso, saiba que vai conseguir aumentar sua quantidade de acertos em 70% ou 80%. Lembre-se que quem passa não é quem sabe mais, mas quem sabe resolver a prova. 

Se você quer saber como começar a estudar através de questões, confira o nosso passo a passo.

Comece pelas questões que você tem maior domínio dos temas 

Você pode ser tentado a começar a responder as questões pela ordem. Porém, muitas vezes, é melhor iniciar com as disciplinas que você conhece mais. Além de facilitar sua vida, você vai poder identificar mais rápido o que precisa estudar um pouco mais.

Descubra como identificar as pegadinhas da banca

A OAB adora colocar questões bastante ambíguas para confundir a cabeça dos candidatos. Se você souber identificá-las e estiver com o conteúdo sedimentado na mente, a probabilidade de você ter mais acertos é grande. 

Por isso, quando encontrar questões que tiver dificuldade de responder, procure estudar esses assuntos e refazer as questões até sentir que está dominando o assunto. 

Uma ótima dica é saber como distinguir institutos e quesitos ambíguos, fazendo um estudo de suas semelhanças e diferenças. 

Leia atentamente o enunciado das questões

Para a resolução de questões OAB, é importante não se apressar na hora de ler os enunciados. Quando você lê rápido demais, pode deixar alguma coisa para trás e acabar cometendo um erro por falta de atenção. 

Portanto, não se esqueça de ler bem cada questão e marcar as palavras mais importantes para você ter certeza de que compreendeu o enunciado e alternativas de resposta. 

Responda às questões mais recentes da OAB

Quando resolver suas questões, procure pelas provas mais recentes. Quanto mais recente for a prova, melhor. Afinal, maiores são as chances da banca repetir os mesmos temas. 

Responda às questões da OAB como se elas se fossem abertas

Imagine que tipo de respostas você daria aos enunciados se estivesse respondendo uma prova de caráter subjetivo. Esse exercício é bastante eficiente, pois demonstra se você já domina um determinado assunto ou não e vai auxiliá-lo a fixar algumas matérias. 

Além disso, através dessa prática, você pode identificar o que precisa estudar mais sobre um determinado assunto. 

Procure não consultar nada na hora de resolver questões

Para você ter certeza que seu método de resolução de questões OAB está sendo eficiente, responda às questões sem consultar nenhum tipo de pesca, livro e, muito menos, o celular.

Lembre-se que no dia da prova, você não vai ter acesso a nenhum tipo de material para consulta, então, é bom ir se preparando desde já. Assim, você também acaba criando mais confiança ao responder às questões. 

Agora que você já conhece os segredos de como estudar por questões, é bom pensar no dia da prova. Qual vai ser a sua estratégia para resolver o Exame, já sabe? Se ainda não, já pensou em fazer uma simulação da prova da OAB? 

Por que Simular o Exame de Ordem? 

A resolução de questões OAB é eficiente, mas não necessariamente vai levá-lo à melhor estratégia para resolver a prova. Por isso, é importante que você simule como seria fazer o Exame como se esse fosse o grande dia. 

Obviamente, você não vai conseguir reproduzir um ambiente igual ao da prova, mas é importante que você responda as questões em local isolado, sem distrações e em que você vai poder ficar concentrado pelo período de 5 horas. 

Você vai ver que ao adotar essa estratégia, vai perceber se está administrando seu tempo da forma devida, bem como, quanto tempo você despende para responder cada uma das questões. 

Procure responder a prova em menos de cinco horas. Lembre-se que você ainda terá que preencher o gabarito, então, é bom reservar os 40 minutos finais para fazer isso. 

À medida que você for fazendo os simulados, você vai se sentir mais confiante e vai poder montar a melhor estratégia para a resolução de questões. 

Esse é um exercício que também vai ajudá-lo bastante a administrar o emocional na hora de fazer a prova. 

Como corrigir as questões?

Agora que você já teve uma experiência com a prova, é essencial saber como corrigi-la para que identifique quais são os seus principais erros e que assuntos e matérias você deve dar uma maior atenção aos estudos. 

Corrija as questões por disciplina

Assim, você vai descobrir quais são as disciplinas que você tem mais dificuldade e organizar por prioridade os temas que você precisa estudar mais. Depois disso, revise os assuntos. 

Porém, se você tiver dificuldade em se organizar para seguir esse passo-a-passo, pode optar por um curso que vai ajudá-lo a desenvolver todas esses pontos e prepará-lo de forma bastante eficaz para sua aprovação no Exame de Ordem

Conheça o Trilha da Aprovação 

O Trilha da Aprovação é um curso preparatório para a 1ª fase da OAB que vai auxiliá-lo a sair da sua zona de conforto e do estudo passivo. Ao invés de você ficar refém de assistir às videoaulas, você vai poder o tempo todo  testar seu conhecimento e saber se está preparado para realizar o Exame. 

Com ele, você vira o protagonista e o estudo é ditado por você e seu desempenho nas questões. Sua lógica é muito fácil de entender. 

Você faz uma bateria de questões para identificar quais são as disciplinas e temas que possui mais dificuldade e vai poder começar seu estudo por elas para reforçar os assuntos que precisa estudar mais. 

Na nossa plataforma intuitiva, além de poder treinar para responder muitas questões, vai ter acesso também há uma análise 360º com os temas que mais caem no Exame da OAB até então. 

Além disso, você vai ver questões comentadas, videoaulas, simulados,  jurisprudência e legislação correlata, bem como, links de reforço para você assistir às aulas dos temas em que precisa se desenvolver mais. 

Ou seja, o Trilha da Aprovação é a plataforma perfeita para quem quer montar uma estratégia de estudos para a OAB e testá-la até comprovar toda sua eficácia. 

Isso tudo otimizando seu tempo em um curso 100% Ead. E aí, o que você está esperando para garantir seu Trilha da Aprovação agora mesmo e já ir se preparando para o próximo Exame? 

Resolução de questões OAB? Trilha da Aprovação - Brasil Jurídico

Essa é mais uma iniciativa do Brasil Jurídico, uma empresa com anos de experiência no mercado de ensino jurídico, com metodologia inovadora, plataforma de fácil navegabilidade e uma equipe de profissionais de relevância no segmento. 

Você também pode gostar